quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dicas!





Hoje encontrei no blog do ilustrador espanhol Miguel Tanco uma pequena lista de dicas para ilustradores iniciantes, para evitar bloqueios criativos. Gostei, e acredito que se aplica a todos os trabalhos de criação, e talvez até a todos que trabalham por conta própria. Vamos a ela:

1-Não termine o trabalho, deixe para o dia seguinte.

Obviamente, se você tem que entrega-lo não, mas pode ser desejável  deixar o trabalho inacabado durante a noite e no dia seguinte e recuperar a harmonia e o ritmo que você em que vc estava no dia anterior. Uma vez recuperado o ritmo, pode terminar e iniciar um novo trabalho artístico. Isso também irá criar uma obra homogénea.

2-Faça vários projetos ao mesmo tempo, não faça um.

Toda a sua energia pode ser desperdiçada se o projeto não está indo como o esperado ou se você colocar muita esperança nele, mais projetos para tirar a pressão do principal.

3-Tire um dia de folga.

Nosso fim de semana é estranho, quase sempre trabalhamos. Aproveite a oportunidade para tirar a segunda-feira de folga, para fazer o que quiser, como os outros fazem no  domingo.


4-Tente não deixar que você a superar a procrastinação, criando uma rotina de trabalho.

se você trabalhar em casa faça como se estivesse saindo para trabalhar, me ajuda  sair para tomar um café e voltar, como um lugar diferente da casa. Vargas Llosa disse sair elegantemente vestido como para ir para o escritório. Se você é jovem, vai parecer bobo, mas com a idade você vai entender. Criar uma rotina de trabalho não significa que seu trabalho é rotineiro.


5-Faça um programa criativo no início da manhã.

É uma boa escolha "O Caminho do Artista", de Julia Cameron, é uma série de exercícios criativos que ajudam a desbloquear.


6-Pratique uma atividade física.

"Tente fazer caminhadas ou ir ao ginásio e adicionar atividade física diária, ajuda adesligar e voltar ao trabalho duro." (Adicionado por Raquel Aparicio).

Para mim, algumas dessas dicas são quase inevitáveis como a de trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Trabalhar com papel machê implica em se acostumar a dividir o trabalho em fases, com um tempo de secagem entre elas, e acaba sendo natural lidar com vários projetos paralelamente. Outras dicas são quase impossíveis de seguir como a terceira, de tirar dias de folga, porque o trabalho está tão entremeado com tudo que só consigo passar um dia inteiro de folga se sair de casa! rsrsrsrsrsrs... De qualquer modo acho que vale a pena tê-las em mente!


Teste para a parede do quarto de uma menina linda!!!

Nenhum comentário: