sexta-feira, 13 de abril de 2012

Saber Fazer

Hoje o post vem de uma série de agradáveis surpresas...
Faz tempo sigo o blog da  da Constança, uma portugesa que vive numa casa no campo na Inglaterra, e que faz um doce trabalho de costura, reaproveitamento de tecidos antigos e muito mais. Muito mais mesmo, porque pelo blog acompanhamos seu hábito de enfeitar a casa com flores da estação e fazer geléias e compotas com frutas da época. Delicadezas de um outro tempo...





Pois lendo uma entrevista com ela descobri outro blog portugês , o Nouss-nouss, blog delicioso cheio de encantos d'além mar.
E porque a lista de surpresas agradáveis foi mesmo grande, o blog tem o registro de um projeto encantador e tb inspirador. Fascinada pela riqueza das tradições de trabalhos manuais, Alice, a dona do blog , criou o projeto Saber Fazer onde pesquisa e registra as tradições artesanais  em Portugal. O resultado é uma série de fotografias e vídeos registrando passo a passo estes processos. A ênfase maior é nos processos de fiar e tecer, mas tem até um tamanqueiro!
Encantamento garantido pra quem tem olhos para essas belezas.
E as senhorinhas que explicam seus processos? Uma delícia á parte!!!





Fiar e tecer são ciência que ainda não domino. Ainda, porque a magia deste trabalho é irresistível, e hora dessas eu chego lá!!!
Enquanto isso posso pelo menos partilhar essas maravilhas!


3 comentários:

Carla Scheffer disse...

Uau, adorei os dois blogs! Muito bacana preservar as tradições artesanais de um povo! Bjs!

william monachesi disse...

Olá Marcella. Muito lindo e de grande qualidade seu trabalho. Parabéns. Sou arte terapêuta e também trabalho com Papier mache. Um grande abraço William.

Marcella Ferreira disse...

Oi William, muito obrigada!!!
Grande Abraço!