quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um Brasil Encantado - Sací

Passei esses últimos messes submersa no mundo das lendas e mitos brasileiros, preparando apaixonada a exposição "Um Brasil Encantado". 
Alguns personagens me acompanham faz tempo, nas estórias conhecidas por todos. Outros só conheci pesquisando no incrível universo das lendas e causos. 
Para começar a apresentar os seres que compõe a exposição convido o Saci, que vem abrindo os caminhos, montado no seu redemoinho.
Esse moleque, nem tão bonzinho e nem bem malvado sempre foi dos meus preferidos. Tanto que até hj não consigo ver um redemoinho sem dizer um viva ! 
Contam por aí que tem uma perna só, um gorro vermelho e fuma cachimbo. Que é muito matreiro e especialista em pregar peças nas pessoas, trançar as crinas dos cavalos, soltar os bichos do curral, salgar a comida das cozinheiras desatentas, esconder coisas e assustar quem anda pela mata depois de escurecer. 
Parece que tem certa compulsão por desatar nós, e que em caso de perseguição é só jogar em seu caminho um cordão todo amarrado, que ele para até conseguir desatar todos os nós. 
Outros dizem que não é figura tão inocente, que essa imagem quase inofensiva foi criada por Monteiro Lobato para o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Segundo esses, o Sací seria mais perigoso e menos simpático. 
De qualquer modo não há como resistir ao charme dessa figura! 
Que venha então, montado em seu redemoinho, abrindo o cortejo desses seres encantados! 

Viva o Sací!

Como tenho tanto carinho pelo Saci quis fazer uma peça especial. O Saci precisava vir montado no redemoinho. E agora? Como se faz um redemoinho de papel? Depois de quebrar a cabeça de muito experimentar achei a solução! E melhor, não é que ele ainda mexe e faz o Saci vir mesmo voando?


A exposição "Um Brasil Encantado" acontecerá no Espaço Cultural da  Câmara dos Deputados, no décimo andar, de 1 à 18 de outubro.

2 comentários:

PRISCILLA MASSIEU disse...

PARA EXPRESSAR O QUE ACHEI DO SEU TRABALHO SÓ TEM UMA PALAVRA 'MARAVILHOSO', PARABÉNS, DOM TODOS NÓS TEMOS PARA ALGO, MAIS EXPRESSA-LO DO JEITO QUE VOCÊ FAZ É PARA POUCOS. BJSS

Marcella Ferreira disse...

Oi Priscilla!Que coisa boa!
Muito obrigada!