Passei esses últimos messes submersa no mundo das lendas e mitos brasileiros, preparando apaixonada a exposição "Um Brasil Encantado".
Alguns personagens me acompanham faz tempo, nas estórias conhecidas por todos. Outros só conheci pesquisando no incrível universo das lendas e causos.
Para começar a apresentar os seres que compõe a exposição convido o Saci, que vem abrindo os caminhos, montado no seu redemoinho.
Esse moleque, nem tão bonzinho e nem bem malvado sempre foi dos meus preferidos. Tanto que até hj não consigo ver um redemoinho sem dizer um viva !
Contam por aí que tem uma perna só, um gorro vermelho e fuma cachimbo. Que é muito matreiro e especialista em pregar peças nas pessoas, trançar as crinas dos cavalos, soltar os bichos do curral, salgar a comida das cozinheiras desatentas, esconder coisas e assustar quem anda pela mata depois de escurecer.
Parece que tem certa compulsão por desatar nós, e que em caso de perseguição é só jogar em seu caminho um cordão todo amarrado, que ele para até conseguir desatar todos os nós.
Outros dizem que não é figura tão inocente, que essa imagem quase inofensiva foi criada por Monteiro Lobato para o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Segundo esses, o Sací seria mais perigoso e menos simpático.
De qualquer modo não há como resistir ao charme dessa figura!
Que venha então, montado em seu redemoinho, abrindo o cortejo desses seres encantados!
Viva o Sací!
Como tenho tanto carinho pelo Saci quis fazer uma peça especial. O Saci precisava vir montado no redemoinho. E agora? Como se faz um redemoinho de papel? Depois de quebrar a cabeça de muito experimentar achei a solução! E melhor, não é que ele ainda mexe e faz o Saci vir mesmo voando?
A exposição "Um Brasil Encantado" acontecerá no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, no décimo andar, de 1 à 18 de outubro.